Compartilhe este texto

Aumenta número de adolescentes com Aids em Manaus

Por Portal Do Holanda

27/11/2017 20h09 — em
Amazonas


Foto: Reprodução

Manaus/AM - Manaus vem registrando, desde 2014, uma queda no número de notificações de casos de Aids em crianças menores de 5 anos, ou seja, que foram contaminadas pela mãe durante a gravidez, a chamada transmissão vertical. Naquele ano foram registrados 21 casos. No ano seguinte, esse número caiu para 11. Em 2016 foram seis casos e este ano, até o mês de novembro, quatro casos.

O secretário municipal de Saúde, Marcelo Magaldi, explica que essa redução é resultado de uma ação que começa na Atenção Primária. “Desde que as gestantes iniciam o acompanhamento pré-natal em nossas Unidades Básicas de Saúde, realizam, entre os exames de rotina, a testagem rápida para HIV. Os casos positivos são encaminhados para um dos nossos quatro serviços de acompanhamento especializado em IST/Aids, onde começam a receber o tratamento antirretroviral conforme estabelece o protocolo do Ministério da Saúde, que se estende até após o parto”, ressalta Magaldi.

Esses e outros avanços na área de prevenção serão intensificados durante o “Dezembro Vermelho”, mês de conscientização da necessidade de prevenção à Síndrome da Imunodeficiência Adquirida(Aids). Em alusão ao Dia Mundial de Luta Contra a Aids, a Semsa realizará no período de 1 a 8/12, uma campanha que tem como slogan “Aids: um novo olhar para o cuidado”.

 Na próxima sexta-feira(1) a partir das 15h, no Largo de São Sebastião, Centro, será realizada uma grande mobilização com ampla programação para chamar atenção da sociedade.  O tema deste ano foi definido com as Organizações da Sociedade Civil (OSC), entre elas o Fórum de Combate ao HIV/Aids.

O objetivo da mobilização é alertar a população sobre a importância do cuidado na atenção à saúde das pessoas vivendo com o HIV, além de atuar na intensificação das ações de prevenção e mobilização social da população para o tema.

Unidades Básicas de Saúde

As atividades da campanha ocorrerão em 147 Unidades Básicas de Saúde (UBSs), com um total de 900 servidores envolvidos e contarão, ainda, com a participação das Organizações da Sociedade Civil (OSC) com a intenção de atingir os usuários das redes de saúde e a população em geral.

 Além disso, serão realizados testes rápidos para HIV, sífilis e hepatites B e distribuídos preservativos masculinos, femininos e gel lubrificante. A organização também vai apresentar banners com ações das OSCs e de pesquisas sobre HIV/Aids. Haverá, também, a exposição fotográfica “Visibilidade PositHIVa” e grafitagem.

HIV em Manaus

Considerando o número de casos novos de HIV/Aids em adolescentes e adultos (maior ou igual a 13 anos), em 2016 foram notificados em Manaus 1.742 casos de HIV/Aids, 1,1% a mais que em 2015, com aumento de 3,1% no número de casos em adolescentes de 13 a 19 anos (132 casos, contra 128 casos do ano de 2015).

Em Manaus, nos anos de 2015 e 2016, os casos entre adolescentes responderam por 7% do total de casos, porém, desde o ano de 2013 os casos entre adultos jovens de 20 a 29 anos respondem por aproximadamente 40%, e entre os de 30 a 39 anos, por 30%.


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: aids, dezembro vermelho, Manaus, Amazonas

+ Amazonas