Compartilhe este texto

‘Série de Concertos’ com entrada gratuita agitam Teatro Amazonas

Por Portal Do Holanda

27/02/2019 11h22 — em
Agenda Cultural


Foto: Michael Dantas/ SEC

Manaus/AM - A Amazonas Filarmônica e o Coral do Amazonas apresentam, nesta quinta-feira (28), às 20h, no Teatro Amazonas, o último programa da “Série de Concertos”, com obras do compositor alemão Johannes Brahms. O evento tem entrada gratuita, com duração de 1h, sem intervalos. A classificação é livre.

Em fevereiro, o evento “Série de Concertos” levou ao palco do Teatro Amazonas obras de Franz Schubert (1797-1828), Antonín Dvořák (1841-1904) e Claudio Santoro (1919 -1989). Nesta quinta-feira, o programa apresenta “Canção do Destino” e “Sinfonia nº 2”, de Brahms (1833 – 1897).

A primeira peça a ser apresentada é “Canção do Destino” (Schicksalslied), para coro e orquestra. De acordo com o maestro Otávio Simões, a obra é uma das mais longas do compositor alemão, com duração de 17 minutos, baseado em um texto do poeta alemão Friedrich Hölderlin.

“O texto fala sobre o homem querer se comparar com os deuses. É muito bonito e muito bem escrito. Eu digo que Brahms era um arquiteto. Cada nota está escrita no lugar certo e o resultado disso é uma arquitetura de sons”, destaca o maestro.

A segunda peça do programa é a “Sinfonia nº2 em ré maior”. Segundo Simões, o compositor tem quatro sinfonias, todas de relevância na história da música orquestral. “Todas as maiores orquestras do mundo tocam as sinfonias de Brahms, porque são robustas e cheias de conteúdo, todas muito bem escritas”, ressalta o maestro.

Ainda segundo o maestro Otávio Simões, apesar da Amazonas Filarmônica apresentar as obras de Brahms com frequência, a “Sinfonia nº 2” não é tocada no Teatro há mais de 10 anos. “A sinfonia nº 2 é a mais alternativa de Brahms. As mais famosas e tocadas pelo mundo são as sinfonias 1 e 4. A nº 2 não é lembrada nos concertos, então vai ser uma oportunidade para o público conhecer”, pontua.


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: teatro amazonas, Agenda Cultural

+ Agenda Cultural