Compartilhe este texto

Astronauta Marcos Pontes abre Torneio de Robótica em Manaus

Por Portal Do Holanda

30/10/2018 14h37 — em
Agenda Cultural



Manaus/Am - Protagonizada pelo astronauta Marcos Pontes, a primeira missão espacial vivida por um brasileiro, batizada como “Missão Centenária” em alusão aos 100 anos do voo de Santos Dumont no 14 Bis, será contada em evento de lançamento da temporada 2018 do Torneio de Robótica First Lego League, amanhã, 31, no SESI Clube do Trabalhador, que este ano terá como tema “Into Orbit” (Em órbita).

Mestre em Engenharia de Sistemas pela Naval Postgraduate School, (Califórnia-EUA), engenheiro aeronáutico formado pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) e astronauta profissional especialista de missão (NASA), Pontes, vai narrar suas experiências vividas na missão que teve duração de dez dias e o levou à Estação Espacial Internacional (ISS) em 2006.

Além do astronauta, que também é ex-aluno do Serviço Social da Indústria (SESI) e do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI), estará no evento a Robocamb (SESI de Maceió/AL), equipe que competiu no Torneio de Robótica em Arkansas (EUA), em maio de 2018, e uma das 10 que representaram o Brasil após destacado desempenho na etapa nacional, em Curitiba.

O Torneio de Robótica First Lego League envolve alunos de escolas públicas e privadas de toda a região Norte. Cerca de 300 alunos e técnicos de 27 equipes inscritas devem participar desta temporada. A competição, a ser realizada nos dias 30 de novembro e 1º de dezembro, é voltada para crianças e jovens de 9 a 16 anos e tem por objetivo estimular a criatividade e raciocínio lógico, buscando sempre soluções inovadoras para situações da vida real.

O evento de Lançamento contará ainda com a participação do pós-doutor em Física pela Universidade do Tennessee e pelo Laboratório Nacional de Oak Ridge (Estados Unidos), professor da Universidade Federal do Amazonas (UFAM), Hidembergue Ordozgoith da Frota, que irá falar sobre “A Física da Robótica” e suas experiências nesse campo para incentivar os estudantes sobre a importante atuação desse setor.


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Agenda Cultural

+ Agenda Cultural