Compartilhe este texto

Aniversário de 349 anos de Manaus terá boi-bumbá, corrida e inauguração do Museu da Cidade

Por Portal Do Holanda

18/10/2018 10h19 — em
Agenda Cultural


Foto: Reprodução

Manaus/AM - Os eventos comemorativos para o aniversário de Manaus, começam nesta quinta-feira, 18, com o “Esquenta do Boi Manaus” e serão encerrados no dia 24, com a realização da 9ª Corrida Internacional Cidade de Manaus.

O Boi Manaus, que já se tornou tradição nas comemorações do aniversário da cidade, traz uma grande programação no Complexo Turístico da Ponta Negra, com quatro dias de festa, totalizando 24 horas de show no palco do anfiteatro e na avenida Coronel Teixeira, ao longo do calçadão. Pelo quarto ano consecutivo, o local servirá de palco para a comemoração em ritmo de boi-bumbá.

“É importante destacar que a praia da Ponta Negra estará aberta até às 13h, que teremos transporte reforçado, estacionamentos e intervenção no trânsito, tudo para garantir o acesso, a segurança e a comemoração”, disse o diretor-presidente da Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult), Bernardo Monteiro de Paula.

A festa começa na quinta e sexta-feira, dias 18 e 19/10, a partir das 19h, com o esquenta e a apresentação dos artistas que concorrem às três vagas na programação do Boi Manaus 2018. O palco do anfiteatro irá receber a disputa que será avaliada por um corpo de jurados. Nos dias 20 e 21 de outubro, a partir das 16h, é a vez dos mais de 30 artistas se revezarem nos trios elétricos, às margens do calçadão da Ponta Negra, em mais de 16 horas de festa, que terá a participação, ainda, de itens como Marujada, Batucada, torcidas e os grupos de dança dos bumbás Caprichoso e Garantido.

Dois artistas se apresentarão em cada trio, fazendo um percurso de 700 metros, com duração de 50 minutos. Dois dos novos integrantes serão responsáveis por abrir a festa no dia 20, o terceiro selecionado se apresentará no dia 21. E na virada de sábado para domingo, à 0h, os bumbás de Manaus – Garanhão, Corre Campo e Boi Brilhante – realizarão um espetáculo único, simbolizando o grande encontro dos bois, no palco do anfiteatro, encerrando a noite de apresentações.

Seleção

Com a proposta de renovar o elenco dos artistas que se apresentam no Boi Manaus, a Manauscult em comum acordo com a Comissão dos Artistas do Boi Manaus, abriu o processo de seleção para três novos cantores. Para participar do processo, os cantores interessados deveriam apresentar um portfólio comprovando sua atuação na cena do boi-bumbá até o dia 8.

Dos 11 cantores de boi-bumbá que se inscreveram no processo, cinco foram habilitados e se apresentarão no Esquenta do Boi Manaus. Pela análise, foram classificados para a próxima etapa: Márcia Novo (52 pontos), Edmundo Oran (39 pontos), Paulinho Viana (32 pontos), Neto Ribeiro (28 pontos) e Jardell Bentes (12 pontos). Os demais foram desclassificados por não comprovarem o tempo de atuação no boi-bumbá.

Os artistas selecionados, a partir da pontuação obtida, mediante portfólio, terão, individualmente, 20 minutos para se apresentarem e serem avaliados por um júri composto por quatro membros. Esse júri selecionará os três novos cantores que se apresentarão nos trios do Boi Manaus.

 


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Manaus 349 anos, Agenda Cultural

+ Agenda Cultural