Compartilhe este texto

Projeto Girassol realiza sessão de cinema para população em situação de rua

Por Portal Do Holanda

30/07/2020 16h56 — em
Agenda Cultural


Foto: Grazi Praia

Manaus/AM - Com a proposta de levar cultura e lazer para a população em situação de rua em Manaus, o Serviço de Abordagem Social Girassol, vinculado ao Núcleo de Assistência a Criança e Família em Situação de Risco (Nacer), lançou o projeto “Cine em Movimento”, que promove sessões gratuitas de cinema.  A primeira edição ocorreu na noite de terça-feira (28), reunindo cerca de 25 participantes, no viaduto Miguel Arraes, Parque Dez de Novembro. A iniciativa integra as ações do Girassol voltadas para assistência de pessoas em situação de rua e busca proporcionar momentos de reflexão através da democratização do cinema, bem como ajudar a combater o preconceito e a discriminação social.

“A primeira edição teve um resultado muito positivo. Visitamos o local um dia antes para conversar com as pessoas, informar sobre a realização e verificar a aceitação do projeto. Eles se articularam para fazer ‘propaganda’ e convidaram os colegas. Ir ao cinema é uma experiência que muitos ali nunca vivenciaram e que o ‘Cine em Movimento’ pôde proporcionar”, conta o diretor do Nacer, Clessley Rodrigues.

O filme “O Vendedor de Sonhos”, adaptado do best-seller homônimo do psicoterapeuta e escritor Augusto Cury, foi exibido para os participantes. A obra provoca reflexões importantes a respeito do autoconhecimento, empatia, amor ao próximo e, especialmente, esperança em dias melhores.

Além de assistir ao filme, os participantes puderam comer pipoca e cachorro-quente. Para prevenir a disseminação da Covid-19, a equipe do Girassol realizou a higienização de mãos e a distribuição de máscaras para o público.

Os interessados em apoiar o “Cine em Movimento” podem entrar em contato por meio do telefone: (92) 98428-7454.

Sobre o Girassol

O Serviço de Abordagem Social Girassol, criado em 2017, reúne uma equipe multidisciplinar que identifica famílias e indivíduos em situação de risco pessoal e social em espaços públicos da cidade. O projeto promove atenção às necessidades imediatas das pessoas atendidas, incluindo-as na rede de serviços socioassistenciais e nas demais políticas públicas, na perspectiva da garantia dos direitos.


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Amazonas, cinema gratuito, Manaus, moradores de rua, projeto girassol, Agenda Cultural

+ Agenda Cultural